segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Design 2 - Coca-Cola Generation



A Coca-Cola é, quer gostemos, quer não, um símbolo da sociedade em que vivemos, a ocidental, revestindo-se de uma importância enorme. Existe há mais de um século e, ao que parece, está para durar. Vendida em mais de 200 países à volta do mundo, passeando-se pela agitada Nova Iorque ou pelos confins africanos mais isolados, a Coca-Cola possui um tão enormíssimo sucesso especialmente devido às suas famosas campanhas publicitárias, e à sua imagem única e inconfundível.

As campanhas publicitárias, sempre dirigidas para o público em geral, e cada vez mais sofisticadas (e sempre muito inteligentes) complementam-se com o logótipo da marca.
O logótipo inicial da Coca-Cola foi desenhado por Frank Mason Robinson, e ao longo dos anos foi sofrendo algumas alterações, como podem observar na imagem abaixo (clique para ficar maior).

Dos vários logótipos da Coca-Cola, escolhi o referente aos anos 90 (primeira imagem do post), tendo sido o primeiro que identifiquei com o refrigerante em causa, quando era ainda uma criança. O simples facto desde logótipo me ter chamado à atenção demonstra logo o impacto que a Coca-Cola consegue produzir até numa criança quase destituída de razão.

Analisando esta obra de design, penso que devemos começar pela cor, sendo que as cores escolhidas são as que relacionamos quase instintivamente com a Coca-Cola (são tantos os anos de convívio…). As cores são o vermelho, em claro destaque, sendo uma cor forte, intensa e muito chamativa; o branco que compõe a parte escrita do logótipo, e por fim, o preto e o verde, as cores que identificam a bebida em si. Esta junção de cores, não muito complicada e algo simplista (apesar de, de todos os logótipos da Coca-Cola, este ser o mais trabalhado) impõe-se à vista, ou seja, não consegue deixar de chamar à atenção.

O tipo de letra é também inconfundível. O “C” de Coca-Cola é tão único e original quanto o “W” de Walt Disney, o “M” de McDonalds, e o “R” ao contrário de Toys’r’us; sendo este “C” construído por ondas que talvez simbolizem a onda de frescura e satisfação que a Coca-Cola produz nos seus consumidores.

Esta ideia de frescura é reforçada pela presença de gotas de água por todo o logótipo, que são o rasto do gelo no topo do logótipo. Como a Coca-Cola só sobrevive da sede das pessoas, esta ideia de “mais-fresca-não-há” funciona. E o logótipo funciona. Aliás, os logótipos da Coca-Cola têm funcionado sempre, tanto que esta é das marcas mais internacionais que existe.

É um logótipo inteligente, que diz às pessoas o que a marca oferece, tanto em termos qualitativos (a frescura simbolizada, e intensidade da bebida, pelas cores representadas), como quantitativos (isto é, o que é oferecido, estando desenhada no centro do logótipo, uma garrafa de bebida em causa), tornando a Coca-Cola um produto de sucesso e marca de uma geração…aliás, de várias gerações. De várias nações.

E olhando para o logótipo referente aos anos 90, quem pode negar que nada é melhor que uma Coca-Cola geladinha no Verão?

p.s. Peço desculpa por apenas ter publicado o artigo na Segunda de manhã, mas quando o tentei publicar no serão de Domingo, antes da meia-noite, a ligação à Internet da minha casa falhou e não o consegui publicar. Tive de esperar pela chegada à ESCS, no dia seguinte de manhã, para ir a um computador publicar o artigo.

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