domingo, 11 de outubro de 2009

Web Design 1 - M.I.A. "Kala"


O meu objecto de análise para esta semana, enquadrado no contexto do web design, é a capa do último álbum da cantora M.I.A., de seu nome "Kala" (2007). M.I.A. é uma cantora que se enquadra num estilo de música em expansão, denominado por alguns de "hip-hop terceiro mundista", afastando-se do hip-hop convencional, bebendo de influências da cultura indiana e de música electrónica. "Paper Planes", um dos singles do álbum da cantora britânica, foi nomeado, na cerimónia dos Grammy's, para melhor canção do ano, tendo conquistado o público e a crítica.

A mim conquistaram-me não só as músicas e letras de "Kala", como também a capa (que, ao que parece, foi concebida pela própria M.I.A.), que a um primeiro olhar mais geral me deixa algo desorientado, sem saber por onde começar.
Comecemos então pelas grandes letras a vermelho, que denunciam uma forte pixelização, relembrando-me o aspecto dos videojogos dos anos 80, dando um ar retro ao nome da cantora e ao título do álbum presentes na capa em questão.
Observemos agora, novamente, o aspecto geral da capa. A mim parece-me uma manta de retalhos formada por tecidos orientais de várias cores, comprados no Martim Moniz. Esta panóplia imensa de manchas coloridas, em particular as que surgem no último plano (aquelas azuis, brancas e roxas em jeito tigreza) remetem-me não só para a região tão intercultural de Lisboa atrás mencionada, como para os mercados e vestimentas da própria Índia. E se ao mesmo tempo que olham para esta capa, ouvirem a canção "Jimmy" de M.I.A., notam ainda mais a ligação à Ásia patente nesta trabalho de web design.
Outro dos aspectos que realço e elogio no trabalho que M.I.A. fez nesta capa é o facto de, apesar de toda a confusão mental e hipnotismo aluado que a capa nos possa causar, conseguimos distinguir as fotografias de M.I.A. (a do meio a sépia, as outras quatro a cores invertidas) e os títulos a vermelho, sendo que se destacam mesmo no meio dos pixeis e manchas que compõem a "parede" da capa.
E no meio disto tudo, à volta da fotografia principal, surge a expressão que resume o álbum (propositadamente repetida), "Fight on!".
Concluindo, na minha sincera e contestável opinião, penso que a capa faz juz ao álbum, considerado por muitos e por mim como um dos melhores CD's da década, sendo que este trabalho de web design, loucamente colorido, confuso, e apesar disto, organizado, reflecte um dos principais alvos de crítica de M.I.A. neste álbum, a sociedade louca, colorida, confusa e organizada do século XXI.

1 comentário: